quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE É PLEONASMO DOS " BRABOS" !

Ana Maria, você é alguém que pode ter orgulho  em afirmar o  seguinte: - Sou uma bela criação de Deus! Sabe por quê?  Pelo tanto  maravilhoso que esparge por meio  do seu programa. Mas, por favor não fale mais isto:
- " se vocês verem....." (correto: se vocês viiiiiiiirem.... VERBO VER)   // O tempo futuro do modo subjuntivo ( futuro da dúvida)  provém da 3a. pessoa do plural do pretérito perfeito ( passado totalmente acabado ) sem a desinência " AM" . Ex.: Eles viram o palhaço. // VIRAM, tirando o AM,  ficará  VIR -  começo do futuro do subjuntivo do verbo VER. Ex.: Quando você vir o palhaço....// Quando todos virem o palhaço.....

Observem que a 3a. do plural do pretérito perfeito do VERBO VIR é a seguinte: _ Todos vieram à festa.//  VIERAM, tirando a desinência AM, ficará  VIER - Começo do futuro do subjuntivo do verbo VIR.
Ex.: Se vier ao circo, verá o palhaço. //  Se vierem ao circo, verão o palhaço.

_ " quanto menos sacolinhas plásticas melhor: o meio ambiente agradece!" ( correto:  o ambiente agradece)
 A palavra " meio" , nesse caso, já significa " ambiente" haja vista " o meio em que vivemos" é igual " ao ambiente em que vivemos" .

Correto: Secretaria do Ambiente ou   Ambiental ou do Meio //  Devemos cuidar do meio em que vivemos  ou  Devemos cuidar do ambiente em que vivemos. ( Usar os dois termos, como sói acontecer com  a maioria das pessoas, é tautologia = pleonasmo)

Falar " meio ambiente" é pleonasmo dos " brabos" . Ajudem-me a eliminar essa praga! 

Bjjjssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário