quarta-feira, 20 de outubro de 2010

será que existe "certeza relativa???"

É lugar comum   o uso desagradável  ( para não dizer outra coisa) do  sintagma " certeza absoluta".

Sempre escutamos alguém, em algum lugar,  expressar-se cheio de empáfia: 
___ Tenho certeza absoluta  disto!! // ___ Tenho total certeza de que.....
___ Tenho plena certeza daquilo!!!  // ____  Tenho plena  convicção de que.....// E outras "pérolas" desse tipo!

Ou a criatura tem certeza/convicção de alguma coisa ou não a tem!!! Não existe uma certeza que não seja absoluta/ total/ plena!!

Certeza relativa, ou pela metade, ou 1/3 de certeza... Sinceramente,  não conheço!!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                       OUTRAS  "JOIAS" PLEONÁSTICAS

* GRANDE MAIORIA   -  Ou é Maioria , ou Minoria! Não existe  PEQUENA MAIORIA!

Dirijo-me à MAIORIA que é adepta desse impropério! Por favor, ajudem-me (verbo no plural porque preferi a concordância por silepse de número) para eliminar essa "coisa" da nossa língua.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* GOSTO RUIM NA BOCA -  É difícil sentir gosto no pé!

É só dizer o seguinte: ____ Que gosto ruim! // ____ Sinto um gosto ruim!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* ANTES DE MAIS NADA... -  Nada é NADA!  Depois  do NADA  vem ... NADA!   E... ANTES DO NADA???? vem ... NAAADA! 

Então,  que  desejam as pessoas quando ,  em começar um discurso, dizem, a título de introdução,  estas VAZIAS palavras: __ ANTES DE MAIS NADA....

Experimentem trocá-las por ANTES DE TUDO.... (tudo o que vai ser dito) // EM PRIMEIRO LUGAR...//  INICIANDO...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* HÁ TRÊS ANOS ATRÁS -   A indicação de tempo transcorrido  - nessa locução adverbial  - deve ser rpresentada pelo verbo haver  -   HÁ - ou pelo  advérbio ATRÁS.   

Não dá para usar as duas situações! É uma questão de escolha! 

____ Há três anos, fui à Europa.      OU                ___ Três anos atrás, fui à Europa.


Bjssss

7 comentários:

  1. Oi minha queridíssima, certeza relativa??? hauhauhauhau!!! Certeza absoluta eu tenho de que vc é uma fofa!!! Saudades "superultramega" de vc, minha NERD a milherésima potência, aliás, saudade em capslok = maiúscula. Passei pra deixar um super abraço!!!
    Andreia
    :)

    ResponderExcluir
  2. Fico indiganado também quando ouço: amigo pessoal. será que existe amigo impessoal ??????

    ResponderExcluir
  3. Átila, com o crescimento da adesão às redes sociais, a expressão "amigo virtual" ganhou grande projeção, o que força-nos a usar expressões como "amigo pessoal" para distinguir quem conhecemos fora dos limites das redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A certeza evidente, como critério de uma verdade (tal como pensava Descartes), pode e deve ser relativizada, mormente após a contribuição de A. Einstein não só para a física, mas para toda ciência. Essa questão é muito bem explicada por outro físico e epistemólogo, chamado Thomas Kuhn. As certezas absolutas que temos, explica ele, são apenas paradigmas que servem como modelo de explicação temporários e provisórios. Essas certezas e modelos explicativos tem um limite e, após não darem mais conta de explicar os fenômenos e fatos, entram em crise, gerando a necessidade de criação de uma nova certeza, um novo paradigma. Isso ocorre sucessivamente. Portanto, nossas certezas, mesmo as matemáticas (ciência mais pura de todas) são relativas e provisórias, prova disso é o fato de não termos abandonado a matemática euclidiana ou a física newtoniana que, no seu espectro explicativo e com suas limitações, se relacionam a determinados casos (por isso relativas) e ainda são fundamentais para a compreensão de determinados aspectos dessas ciências . Portanto, quaisquer ciências (e aqui incluo a linguística) que queiram dar continuidade a seu processo de expansão devem estar prontas a lidar com construção e desconstrução de paradigmas, bem como com a adoção de certezas relativas e verdades falseáveis. Ao meno nisso, da possibilidade de certezas relativas, Thomas Kuhn e Karl Popper concordam (mesmo que de modo relativo rsrsr).

    ResponderExcluir
  6. A isso ela não responde. Talvez porque essa tua verdade seja relativamente absoluta. Kkkkkkkkkķkkkkk.

    ResponderExcluir