quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Comentando outra questão de recente prova

Questão 10 - " Na linha 4, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir  uma explicação para as  orações anteriores; por isso, em seu lugar, poderia ser escrito porque, sem prejuízo para a correção gramatical do texto ou para sua coerência."

Gabarito da banca: (C)

Comentário: É claro que o sinal de dois-pontos poderia  ser substituído pela conjunção coordenada  explicativa "porque"  se, na assertiva,  houvesse referência tão-somente à coesão. Entretanto, na proposta acima,  está bem clara a exigência da correção gramatical além da compreensão (coerência). Assim sendo,  para que a substituição  ficasse correta,    deveria constar, na assertiva, não só a conjunção "porque" como também o uso da vírgula  antes da referida conjunção ( obrigatório para a  correção gramatical) .

Gabarito correto: (E)

Lembremo-nos de que toda  coordenada sindética vem separada da respectiva assindética  por meio de vírgula ( caso em comento), exceto quanto à coordenada aditiva com sujeito igual à assindética. Ex.: Luís comprou um carro e o vendeu imediatamente.

Aliás, a banca tem um problema sério quanto à pontuação. Já comentamos o uso indevido do ponto e vírgula na  primeira postagem. Na questão proposta,  outro escorregão quanto ao uso do ponto e vírgula. Será que não percebem os organizadores que o período deve ser fechado com um ponto???  O ponto e vírgula não fecha período!!!  O texto deveria ser assim redigido: " ...... introduzir uma explicação para as orações anteriores. Por isso, em seu lugar, ......."

 Ainda vamos comentar, em momento oportuno,  o uso correto desse sinal de pontuação!

Também se  verifica,  no texto em epígrafe,  outro erro de pontuação quanto ao uso da vírgula depois da palavra  "porque" . O segmento "sem prejuízo" é ADJUNTO ADVERBIAL e, como esse termo sintático não aparece intercalado nem antecipado, não cabe vírgula.

A banca precisa ser mais cuidadosa !!!

Até breve. Bjs 

2 comentários: